ESTADOS UNIDOS DIZ QUE CARTÉIS MEXICANOS SÃO CORAÇÃO DA CRISE

ESTADOS UNIDOS DIZ QUE CARTÉIS MEXICANOS SÃO CORAÇÃO DA CRISE

Os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación (CJNG) estão no “coração” da “mais perigosa e mortal crise de drogas que os Estados Unidos enfrentam” pelo tráfico de fentanil e anfetaminas, os símbolos da mudança de drogas de origem vegetal, como a cocaína e a heroína, para os sintéticos, de acordo com a avaliação anual da Administração de Controle de Drogas (DEA).

A DEA descreve em seu relatório, apresentado nesta quinta-feira (9), a metodologia pela qual os cartéis operam laboratórios clandestinos no México onde fabricam essas drogas e depois as distribuem aos Estados Unidos, bem como a logística que utilizam para fornecer precursores químicos, em particular da China, e como o controle dos portos mexicanos no Pacífico e no Golfo do México são fundamentais para as suas operações.

Com base em relatórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a avaliação indica que o fentanil é a droga mais letal, com um número provisório de 59.019 pessoas mortas em 2023; 74.225 em 2022 e 70.061 em 2021, apenas pelos efeitos dessa substância. Fonte: cnnbrasil.com.br

admin